Zohran Mamdani, 34, prefeito eleito de Nova York, é acionista do Real Oviedo, time espanhol que está em LaLiga.
O político revelou que tinha comprado parte do clube em 2012, época em que o Oviedo estava na terceira divisão do país e precisava juntar 1,9 milhão de euros para não decretar falência.
A notícia chegou a reunir ao menos oito mil pessoas nas ruas de Oviedo para protestar contra o fechamento do clube, que foi salvo graças a uma campanha nas redes sociais.
A ideia do #saverealoviedo era vender ações a preços muito baratos, na tentativa de arrecadar a quantia necessária, segundo matéria da CNN à época.
No fim, a campanha estourou na internet, atraindo muito além de torcedores espanhóis. Os preços das cotas começavam em 13 dólares.
“Acabei de comprar uma cota, provavelmente o primeiro acionista do Oviedo que mora no Maine?”, escreveu Zohran em sua conta no X, antigo Twitter.
O post viralizou após a vitória do democrata nas eleições nova-iorquinas, com a conta do próprio clube respondendo, 13 anos depois.
“Parabéns pela vitória! Nova York agora tem muito mais de ‘azul Oviedo’ nela”, brincou o perfil.
Apesar de enfrentar dificuldades na elite do futebol espanhol, o clube já revelou jogadores famosos, como Michu e Santi Cazorla.
Mamdani toma posse em 1° de janeiro de 2026.