Meta da UE é ambiciosa e respeita Acordo de Paris, diz Von der Leyen à CNN

Após a União Europeia anunciar – às vésperas da COP30 – o compromisso sobre a meta de redução de emissão de gases de efeito estufa para 2035 e 2040, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, classificou a proposta como “ambiciosa” e alinhada com o Acordo de Paris. A declaração foi dada com exclusividade à CNN.

“Penso que é uma NDC muito ambiciosa. […] Ela respeita o Acordo de Paris, o que é sempre importante. Outro ponto é que temos unanimidade. Todos os 27 membros estão de acordo. Na democracia é um processo que é preciso ser trabalhado, que leva tempo, mas o resultado final é o mais importante”, disse a autoridade ao âncora Márcio Gomes.

 

 

Na quarta-feira (5), a UE aprovou sua nova meta climática. A proposta estabelece o objetivo de reduzir em 90% até 2040 as emissões de gases que causam o aquecimento global.

Após muito debate, os ministros do clima dos 27 países do bloco concordaram em permitir que até 5% da meta seja cumprida por meio da compra de créditos de carbono estrangeiros — o que, na prática, reduz o esforço real de cortes dentro da Europa para cerca de 85%.

O pacto também abre espaço para que, no futuro, outra fatia de 5% possa ser compensada externamente, o que poderia baixar o corte europeu ainda mais: para 80%.

Ao ser questionada sobre países que têm dificuldade em incorporar metas climáticas em suas políticas, Von der Leyen disse que apesar disso, o bloco europeu está no caminho certo.

“Estamos no caminho certo para atingir nossa meta até 2030. Nós elaboramos uma lei que garante a neutralidade climática na União Europeia até 2050. Portanto, a direção dessa viagem está muito clara para todos nós”, disse a presidente.

As chamadas NDCs – Contribuições Nacionalmente Determinada – incorporam os esforços de cada país para reduzir as emissões nacionais e adaptar-se aos impactos da mudança do clima.

Nesta quinta-feira (6), teve início a Cúpula dos Líderes que antecede o início oficial da COP30 em Belém. Chefes de Estado e personalidades relevantes se reúnem para discutir a questão climática e dar o tom para o início da COP.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *