A entrega do Prêmio Earthshot, iniciativa fundada pelo príncipe William, do Reino Unido, acontece na noite desta quarta-feira (5) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o prêmio ambiental conhecido como o “Oscar da sustentabilidade” tem edição sediada na América Latina.
Todo ano, o evento celebra e apoia 15 soluções provenientes de diferentes regiões e setores dedicadas a resolver os maiores desafios climáticos do planeta. O evento ocorre dias antes do início da COP30 em Belém, colocando o Brasil como centro da discussão climática global no momento.
A premiação é dividida em cinco categorias – Proteger e Restaurar a Natureza, Purificar o Ar, Revitalizar Nossos Oceanos, Construir um Mundo Sem Resíduos, Combater a Crise Climática – com três indicados em cada uma. O vencedor de cada categoria recebe £ 1 milhão (aproximadamente R$ 7,3 milhões).
Dois projetos brasileiros concorreram na categoria Proteger e Restaurar a Natureza: o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), um projeto do governo brasileiro; e a startup brasileira re.green – vencedora da categoria –, que utiliza inteligência artificial para restaurar florestas e gerar empregos.
Veja os vencedores do Prêmio Earthshot 2025
Proteger e Restaurar a Natureza
- Tenure Facility (Suécia)
- re.green (Brasil) – VENCEDOR
- Tropical Forest Forever Facility (Brasil)
Revitalizar Nossos Oceanos
- The High Seas Treaty (Países Baixos) – VENCEDOR
- Matter (Reino Unido)
- Bonds for Ocean Conservation (Estados Unidos)
Construir um Mundo Sem Resíduos
- ATRenew (China)
- Lagos fashion Week (Nigéria)
- Quay Quarter Tower (Austrália) – VENCEDOR
Combater a Crise Climática
- Barbados (Barbados)
- Form Energy (Estados Unidos)
- Friendship (Bangladesh) – VENCEDOR
Purificar o Ar
- Cidade de Bogotá (Colômbia) – VENCEDOR
- Estado de Gujarat (Índia)
- Cidade de Guangzhou (China)