As forças de segurança responsáveis pela COP30, que será realizada em Belém do Pará, garantem estar totalmente preparadas para evitar qualquer tipo de incidente durante o evento climático. Durante entrevista ao Bastidores CNN, o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Amaro, comentou as preocupações sobre a presença de organizações criminosas na região.
“Não se pode nunca dizer que está 100% seguro, mas nós estamos 100% preparados para evitar qualquer tipo de ação que tenha repercussão nos eventos que estão acontecendo em Belém”, disse Amaro à CNN.
A declaração ocorre em um momento de atenção redobrada após a confirmação, pela Polícia Federal, da infiltração de lideranças de facções criminosas em Belém: recentemente, uma megaoperação no Rio de Janeiro, considerada a mais letal da história do estado, comprovou a presença de integrantes do Comando Vermelho que atuavam na capital paraense entre as vítimas fatais.
Integração entre forças de segurança
Amaro destacou a participação no Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CSIR), que reúne diferentes órgãos de segurança e inteligência.
“Estamos participando desse comitê. Posso dizer que estamos plenamente preparados para conter qualquer ameaça que possa se fazer presente neste evento”, afirmou.