Em entrevista à CNN, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), falou sobre a iniciativa que reúne governadores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o chamado Consórcio da Paz, para intensificar o combate ao crime organizado.
“O grupo formado pelos estados do Sul e Sudeste, conhecido como Cosud, já mantém um núcleo dedicado à segurança pública, que agora será ampliado com a participação dos consórcios dos estados do Centro-Oeste”, afirma Zema.
A união dos consórcios visa fortalecer atuações mais coordenada e integrada entre as forças de segurança estaduais.
Os governadores manifestaram disposição em oferecer suporte ao Rio de Janeiro. “O apoio pode incluir o envio de equipamentos e de efetivo policial para reforçar as operações de combate ao crime organizado, que é o maior câncer que o Brasil tem hoje”, diz o governador de Minas Gerais.
Segundo Zema, mesmo antes da atual crise de segurança no Rio de Janeiro, já existiam operações cooperadas entre diferentes estados, como as realizadas entre Minas Gerais e Goiás, e entre Minas Gerais e São Paulo. “Com a nova iniciativa, essas ações serão intensificadas”, afirmou.