Atrair clientes e manter competitividade são as principais dificuldades dos 12,5 milhões de microempreendedores individuais (MEI) ativos no Brasil, especialmente diante da concorrência de grandes players. Contudo, soluções acessíveis de inteligência artificial (IA) podem ajudar a virar esse jogo.
“Ignorar a IA é o mesmo que recusar produtividade e relevância”, afirma Rodrigo Bidinoto, diretor global de vendas da ActiveCampaign. Segundo dados da empresa, a tecnologia pode gerar economia de até 57% no tempo dos profissionais e de 36% em custos operacionais. “Quem não utilizar, perderá espaço para quem aplica a solução oferecendo experiências mais rápidas, personalizadas e humanas ao mesmo tempo”, completa.
Essa necessidade já é vista em outros países. Nos Estados Unidos, 58% das pequenas empresas utilizam ferramentas de IA em 2025, um aumento significativo em relação aos 23% registrados em 2023 e aos 40% de 2024, segundo a Câmara de Comércio dos EUA.
Como começar?
Para Bidinoto, mais do que saber como, o importante é começar. O especialista afirma que já existem soluções acessíveis, que permitem criar campanhas em minutos. “Por exemplo, é possível capturar e-mails de clientes via formulários simples e programar mensagens automáticas de boas-vindas ou promoções.
Isso já libera tempo e profissionaliza o relacionamento, mesmo com zero investimento inicial’, declara.
Segundo levantamento da ActiveCampaign, PMEs (Pequenas e Médias Empresas) que automatizam rotinas economizam, em média, 50 horas por mês e até R$ 25 mil em produtividade. “Isso acelera a parte operacional, o ‘como escrever’, enquanto o toque humano garante a conexão emocional. A diferença está em usar a tecnologia para inspirar, e não copiar”, aponta o especialista.
Esse é um ponto crucial para quem está começando na área. A IA deve ser usada como copiloto, não substituto da voz do empreendedor. O ideal é que sua aplicação seja feita para gerar ideias, legendas ou roteiros, mas, depois, o tom, o humor e as expressões típicas da marca sejam ajustados de forma humana.
A automação conversacional já evoluiu para entender contexto e intenção. Ou seja, bots podem responder perguntas simples e encaminhar demandas complexas para o próprio empreendedor, de forma fluida. “A integração de IA com WhatsApp permite respostas instantâneas e personalizadas, mas com transição natural para o atendimento humano. A ideia é eliminar o trabalho repetitivo, não a empatia”, diz Bidinoto.
Melhores ferramentas
O especialista apontou ainda três ferramentas que, combinadas, entregam escala, personalização e inteligência, os pilares essenciais para o crescimento digital sustentável. São elas:
- ChatGPT: para gerar ideias, textos e mensagens personalizadas em segundos.
- Canva Magic Studio: para criar posts e materiais visuais com qualidade profissional.
- ActiveCampaign: para automatizar e-mails, WhatsApp e CRM, com recursos de IA preditiva que ajudam a identificar os melhores momentos para se comunicar.
Para que elas sejam melhor aproveitadas, no entanto, os empreendedores precisam ter uma definição clara de objetivo, conhecer o público e realizar um monitoramento constante para saber o que está funcionando e quais são os pontos de melhoria.