Operador financeiro do PCC é preso em destino turístico da Bahia

Um homem apontado como um dos principais operadores financeiros do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso, na noite desta quinta-feira (30), em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A região turística é uma das mais visitadas do estado.

O suspeito, identificado como Ronaldo Alexandre Vieira, era alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça paulista no âmbito da operação “Off White”, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro ligado à facção criminosa.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), o investigado foi localizado em via pública, dentro de um veículo, após monitoramento dos órgãos de inteligência. As investigações apontam também que, o suspeito usava o local como ponto de apoio e tentativa de despistar a atuação policial.

Ronaldo atuava na lavagem de dinheiro de transações entre traficantes, empresários e membros do PCC, movimentando recursos ilícitos por meio de negócios e investimentos imobiliários. O esquema teria surgido após desavenças internas na facção e era usado para dissipar o patrimônio e ocultar a origem criminosa dos valores.

De acordo com o MPSP, a operação foi deflagrada em Campinas (SP) e resultou em nove prisões preventivas, além do cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de valores bancários e o sequestro de 12 imóveis de alto padrão dos envolvidos. Os investigados são acusados de lavagem de capitais e associação criminosa.

O Ministério Público da Bahia agiu em conjunto, através do do Gaeco Sul, com apoio da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Federal de Porto Seguro. O órgão reforçou que a cooperação entre os estados tem sido fundamental para o enfrentamento a crimes financeiros e à estrutura do PCC fora de São Paulo.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *