Após a megaoperação policial realizada na última terça-feira (29) contra o CV (Comando Vermelho), escolas dos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, permanecem fechadas pelo terceiro dia consecutivo.
De acordo com a secretaria municipal de Educação, as escolas no Complexo do Alemão e Complexo da Penha seguem com aulas presenciais suspensas nesta quinta-feira (30). Estas escolas estão seguindo o protocolo Acesso Mais Seguro, desenvolvido em parceria com a Cruz Vermelha Internacional. As demais escolas da rede municipal funcionam regularmente.
Já a secretaria estudual informou que, nesta quinta-feira (30), duas escolas estaduais precisaram ser fechadas nos complexos.
Segundo a prefeitura e governo, outros serviços como transporte público e atendimentos de saúde funcionam normalmente nesta quinta.
A operação no Rio terminou como 121 mortos e superou o Massacre do Carandiru, episódio que terminou com a morte de 111 detentos no Pavilhão 9 da Casa de Detenção de São Paulo, em 1992, e se tornou a ação mais letal da história do Rio de Janeiro e do país.
Comunidade do Rio amanhece com fila de corpos em praça após megaoperação
O que é o Acesso Mais Seguro
Desenvolvido em conjunto com a Cruz Vermelha, o AMS mira garantir a segurança da população e permitir o acesso ao atendimento em áreas conflagradas. Segundo o Governo estadual, o Rio foi o primeiro município do país a aderir ao Programa Acesso Mais Seguro, em 2010.
Com a aplicação do protocolo, o território é classificado por cores que indicam o nível de risco para acesso às unidades da região.
Quando a área recebe a classificação amarela, as atividades externas (como visitas ao território) são suspensas. Já a classificação vermelha determina o fechamento das unidades, conforme a hierarquia definida pelas equipes locais.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo