Uma comissão externa da Câmara dos Deputados deve visitar o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (30), para avaliar os desdobramentos da megaoperação policial realizada contra o Comando Vermelho (CV). A ação das polícias militar e civil resultou em 119 mortes. A apuração é de Edilene Lopes no CNN Prime Time.
A comissão, criada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda aguarda publicação oficial, enfrentando desafios na composição para garantir equilíbrio entre parlamentares de diferentes orientações políticas. Entre os integrantes previstos estão Carlos Jordy (PL-RJ), Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
O grupo tem uma programação intensa prevista, incluindo visitas às comunidades pela manhã e encontro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A comissão terá como atribuições acompanhar as investigações em curso e solicitar novas apurações, caso necessário.
Paralelamente às atividades da comissão da Câmara, está prevista uma agenda do governo federal na região. Esta será conduzida pela pasta dos Direitos Humanos e contará com a participação de parlamentares alinhados à esquerda, incluindo Jandira Feghali e Talíria Petrone.