A forte demanda por IA ajudou a impulsionar os resultados da Alphabet , uma vez que tanto o negócio principal de publicidade quanto o de computação na nuvem da controladora do Google superaram as expectativas de receita.
Apesar dos rumores de preocupação com uma possível bolha da inteligência artificial, a empresa aumentou sua projeção de investimentos para o ano para algo entre US$ 91 bilhões e US$ 93 bilhões.
A Alphabet, que gastou US$ 52,5 bilhões em 2024, já havia surpreendido Wall Street duas vezes este ano com suas ambiciosas metas de gastos: primeiro, anunciou um investimento de US$ 5 bilhões em fevereiro e, em seguida, elevou a projeção para US$ 85 bilhões em julho.
As ações da empresa subiram 6% nas negociações após o fechamento do mercado.
A empresa reportou uma receita total de US$ 102,35 bilhões para o trimestre, abaixo da estimativa média dos analistas de US$ 99,89 bilhões, de acordo com dados compilados pela LSEG.
O crescimento de 34% na receita do Google Cloud ajudou a mantê-lo como um dos segmentos de crescimento mais rápido da Alphabet, beneficiando-se da crescente demanda corporativa por infraestrutura baseada em IA e serviços de análise de dados.
A unidade registrou receita de US$15,16 bilhões, superando as estimativas de US$ 14,72 bilhões. O desempenho provavelmente foi impulsionado pela crescente demanda corporativa por sua infraestrutura de IA.
A receita do segmento de publicidade do Google aumentou 12,6%, para US$ 74,18 bilhões, bem acima das estimativas de US$ 71,79 bilhões, dissipando os temores de alguns investidores e indicando que o mercado de publicidade digital permaneceu robusto diante da incerteza econômica e da intensa concorrência.
A unidade de publicidade da Alphabet, que contribui com a grande maioria da receita da empresa, tem competido em um mercado concorrido de rivais que disputam mais verbas publicitárias, já que a expectativa é de que a queda das taxas de juros impulsione a economia.
“A contínua força das buscas está ajudando a dissipar o sentimento negativo em torno do potencial impacto da IA nos maiores negócios do Google”, disse Matt Stucky, gestor de portfólio da Northwestern Mutual Wealth Management.
No entanto, analistas apontaram para gastos cautelosos por parte de anunciantes em alguns setores que enfrentam incertezas econômicas devido às pressões dos custos tarifários e a um cenário comercial global em rápida evolução.
Ainda assim, Wall Street espera que a empresa se beneficie da migração dos anunciantes de plataformas de publicidade experimentais como o Snapchat e outras.
A Alphabet também informou que seu quadro de funcionários era de aproximadamente 190.000 no final de setembro, um aumento de mais de 8.000 em relação ao mesmo período do ano passado. Sua concorrente, a Amazon, anunciou na terça-feira (28) que demitirá 14.000 funcionários.