Cuba enfrenta fortes chuvas à espera de furacão Melissa

Depois que o furacão Melissa se afastar da Jamaica, Cuba será o próximo país na rota da poderosa tempestade. O impacto direto é esperado para as próximas horas, mas os efeitos já começaram a ser sentidos na ilha, com chuvas intensas e ventos com força de tempestade tropical em algumas áreas costeiras.

Enquanto avança em direção a Cuba, o furacão perdeu força e agora está na categoria 3, mas ainda tem ventos sustentados de 200 km/h. A previsão é que as condições meteorológicas na ilha devem “se deteriorar rapidamente nas próximas horas”, informou o boletim Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).

O centro do furacão Melissa deve atravessar o leste de Cuba e avançar e entrar no oceano Atlântico.

Em seguida, o furacão deve avançar pelas Bahamas ainda na quarta-feira. Mais uma vez, Melissa trará chuvas fortes capazes de provocar enchentes repentinas e deslizamentos de terra, além de ventos destrutivos e maré de tempestade perigosa.

Na noite de quarta-feira, Melissa deve aumentar significativamente sua velocidade de deslocamento. O furacão pode passar próximo às Bermudas na noite de quinta-feira, provocando chuvas intensas e ventos fortes por um curto período.

Impactos do furacão Melissa em Cuba

Chuvas e inundações: Partes de Cuba podem registrar entre 500 e 750 milímetros de chuva nesta semana — volume mais do que suficiente para causar enchentes repentinas e deslizamentos de terra com risco de morte.

Ventos destrutivos: Melissa deve apresentar ventos sustentados entre 210 e 225 km/h próximos ao centro no momento do impacto, com rajadas ainda mais fortes. Danos graves a edifícios, árvores e linhas de energia são prováveis.

Maré de tempestade: Os ventos de Melissa poderão gerar uma maré de até 3,5 metros em áreas costeiras  de Cuba, especialmente entre o fim desta terça-feira e a manhã de quarta.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *