O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi nesta terça-feira (28) no Palácio Akasaka, em Tóquio, no Japão.
O encontro aconteceu uma semana após a conservadora se tornar a primeira mulher líder do Japão.
Trump a parabenizou pelo feito e disse que o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, que morreu em um ataque em 2022, falou muito bem dela para o republicano.
“É uma grande honra estar com você, especialmente tão cedo no que será, eu acho, uma das maiores primeiras-ministras, acho que você será uma das grandes…”, afirmou o presidente americano.
O presidente também disse que Takaichi fará um trabalho fantástico e que acredita que terá um “relacionamento fantástico” com a primeira-ministra.
Donald Trump esteve no Palácio Akasaka, uma residência ornamentada construída em estilo europeu, pela última vez em 2019, para conversas com o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe.
Abe e Trump eram amigos e jogavam golfe juntos. Takaichi deu alguns presentes para Trump no encontro desta terça-feira (28), um deles foi o taco de golfe usado por Shinzo Abe, segundo fotos postadas no X.
Ainda na reunião desta terça-feira, o presidente americano e a primeira-ministra japonesa assinaram um acordo para garantir o fornecimento de minerais essenciais e terras raras por meio de mineração e processamento.
*Com informações da Reuters