O Inmet emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas na região centro-sul do Brasil. O alerta é válido a partir desta segunda-feira (27) e segue até 10h desta terça-feira (28). O volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h podendo chegar a até 50 mm/dia, com vento de até 60 km/h.
As chuvas devem atingir todas as regiões do estado de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O Sul fluminense e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro também estão sob alerta para as fortes chuvas.
Em Minas Gerais, as chuvas devem atingir as regiões Sul, Oeste e Sudoeste do estado, assim como a Zona da Mata e o Triângulo Mineiro. O Mato Grosso também vai ser afetado pelas chuvas, com destaque para a região Sudeste e Centro-Sul do estado. Partes de Goiás também estão sob alerta.
Na Região Metropolitana de São Paulo, há previsão de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e à noite de segunda-feira (27) , segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas. Os termômetros devem ficar entre 18°C e 27°C.
Recomendações do Inmet
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
La Niña voltou e pode durar até fevereiro de 2026
*Sob supervisão de Pedro Osorio