Vieira: Lula pediu a Trump que tarifas sejam suspensas durante negociações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que suspenda as tarifas impostas ao Brasil, segundo declarou neste domingo (26) o chanceler Mauro Vieira, em Kuala Lumpur, na Malásia. 

“O presidente reiterou o que havia dito no telefonema, e ele [Trump] concordou em fazer uma rápida negociação”, disse Vieira. “Teremos negociações com vistas a suspensão das tarifas, visto que são aplicadas a um país que os Estados Unidos têm superávit.” 

Vieira não deu um prazo para as negociações, mas espera que ela seja concluída em semanas. “A conclusão final é que a reunião foi muito positiva e nós esperamos em poucas semanas concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da tributação americana ao Brasil”, informou. 

Lula e Trump se reuniram na Malásia. Essa foi a primeira reunião presencial agendada entre os dois presidentes e durou em torno de 50 minutos.

Vieira classificou o encontro como uma “conversa leve e descontraída” e disse que Trump teria elogiado a trajetória política de Lula.

Para Márcio Rosa, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a reunião “não poderia ter sido melhor” e acrescentou que os líderes conduziram um diálogo franco.

Publicado por André Rigue.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *