Ataques russos contra a Ucrânia mataram duas pessoas e incendiaram casas em Kiev, disseram autoridades ucranianas nesta quarta-feira (22), horário local, enquanto uma cúpula entre líderes da Rússia e dos EUA foi cancelada após Moscou rejeitar um cessar-fogo.
O ataque iniciou incêndios em quase metade dos distritos da cidade, disse Timur Tkachenko, chefe da administração militar da capital ucraniana, no aplicativo de mensagens Telegram.
Na terça-feira (21), a Casa Branca suspendeu uma cúpula planejada entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, após Moscou rejeitar os pedidos por um cessar-fogo imediato.
Uma autoridade sênior dos EUA disse à Reuters que não havia planos para uma reunião em breve.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que 10 pessoas foram resgatadas de um incêndio em um prédio alto no distrito urbano de Dniprovskyi, onde o corpo de uma pessoa foi encontrado. Tkachenko disse que outra pessoa morreu no ataque à cidade.
Incêndios também ocorreram nos distritos de Pecherskyi, Desnianskyi e Darnytskyi, disseram ambas as autoridades. O distrito de Pecherskyi abriga o mosteiro Kiev Pechersk Lavra – um símbolo da história espiritual e cultural ucraniana.
Autoridades ucranianas disseram que os ataques, que duraram a maior parte da noite e ainda estavam em andamento na manhã desta quarta-feira, foram inicialmente realizados com mísseis balísticos e seguidos por ataques de drones. Não houve comentários imediatos da Rússia.
A Rússia tem atacado consistentemente instalações de energia ucranianas desde que lançou uma invasão em larga escala ao país em 2022, afirmando que elas são um alvo militar legítimo na guerra.