Flamengo x Palmeiras: saiba tudo sobre a “final” do Brasileirão

O jogo entre Flamengo e Palmeiras, marcado para às 16h deste domingo (19), no Maracanã, está sendo tratado como uma “final antecipada” do Campeonato Brasileiro.

O duelo, válido pela 29ª rodada da competição, acontece em um momento de liderança do alviverde, que tem 61 pontos. O Flamengo, em 2º, tem 58. Os dois têm um jogo a menos, que disputarão apenas em novembro. Confira todos os detalhes envolvendo a partida.

Momento dos times

O Palmeiras vem de quatro vitórias seguidas no campeonato, enquanto o Flamengo viveu uma certa instabilidade na mesma sequência (com um empate e uma derrota), mas teve uma vitória maiúscula no clássico contra o Botafogo, na quarta (15), por 3 a 0.

Reforços x desfalques

Do lado do Palmeiras, o maior desfalque é o goleiro Weverton. Ele sofreu uma fissura na mão direita e sua ausência na “final” foi confirmada na sexta (17). Além dele, Lucas Evangelista e Paulinho estão fora do elenco até o ano que vem.

Já o lateral-direito Khellven deve ser reforço para a partida. Ele se recuperava de um trauma no pé e não atuava desde a partida de volta contra o River Plate pelas quartas da Copa Libertadores, em 24 de setembro.

O Flamengo também tem retornos confirmados. Danilo e Wallace Yan voltam a ficar à disposição do técnico Filipe Luís após cumprirem suspensões no clássico com o Botafogo.

Mas ao menos quatro jogadores estão fora ou são dúvida na partida. Everton Cebolinha, substituído com dores musculares na última partida, fica ao menos três semanas fora.

Já Saúl, Allan e Nicolás de la Cruz trabalharam em campo nos últimos dias, mas seus retornos ainda são incertos, também segundo Filipe.

Quem é o árbitro?

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que Wilton Pereira Sampaio será o árbitro do jogo entre Flamengo e Palmeiras.

O experiente juiz de 43 anos é do quadro da Fifa e era um dos principais cotados para apitar a partida.

Conflitos de bastidores

As gestões de Palmeiras e Flamengo protagonizaram uma das maiores crises recentes do futebol brasileiro.

Tudo começou em 2024, quando a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) negociou com a Globo os direitos de transmissão do Brasileirão para o ciclo 2025–2029.

O modelo aprovado em 2024 previa divisão de receitas em três partes: 40% igualitário, 30% por desempenho e 30% por audiência.

A divergência atual está justamente nessa última parcela. O Flamengo afirma que o anexo que define o cálculo da audiência carece de elementos técnicos que permitam sua execução.

Após tentativas de resolver o impasse internamente, o clube obteve liminar no Tribunal de Justiça do Rio que determinou o depósito em juízo de R$ 77,1 milhões — valor referente à sua fatia na primeira parcela do acordo.

A medida, no entanto, suspendeu o fluxo de pagamentos aos demais integrantes da Libra, que hoje reúne Palmeiras, Bragantino, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Vitória, Bahia, Grêmio e o próprio Flamengo. O Vitória, vale lembrar, está em processo de saída do bloco para migrar à LFU (Liga Forte União).

A liga foi fundada em maio de 2022 por sete clubes: Bragantino, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo — desde então, o Corinthians, por exemplo, já deixou o bloco e se uniu à LFU.

Diante da situação provocada pelo Flamengo, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, fez críticas contundentes à postura do Flamengo e anunciou que o clube acionará o rival na Justiça por danos decorrentes do bloqueio de repasses.

Em tom irônico, ela sugeriu até a criação de uma nova liga sem o Rubro-Negro.

Já o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, afirmou: “Se o Flamengo jogasse sozinho, o dinheiro que sobraria para os outros seria muito pouco”, numa resposta às críticas sobre a postura isolada.

Anti-doping

Em uma polêmica de último minuto, o Flamengo repudiou a visita da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem durante o treino no Ninho do Urubu, nessa sexta (17), às vésperas do jogo contra o Palmeiras.

O clube alegou que visita de profissionais do controle antidoping “desorganizou a rotina programada e expôs indevidamente a privacidade do grupo”.

Por outro lado, o Palmeiras divulgou que, no mesmo dia, também passou por testagem do seu elenco.

Onde Assistir?

Canais: Premiere, Globo e SporTV
Streaming: Ge TV (YouTube)
Tempo real: CNN Esportes

Jogos Atrasados

Com 28 rodadas já realizadas no campeonato, Flamengo e Palmeiras jogaram só 27.

O jogo atrasado do Flamengo é válido pela 12ª rodada, contra o Sport. Ele está marcado para 13 de novembro, quinta-feira, às 20h30.

Já o do Palmeiras é válido pela 13ª rodada, e é o clássico contra o Santos. Ele está marcado para 5 de novembro, sábado), às 21h.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *