O personagem que atirou em Odete Roitman (Débora Bloch) foi finalmente revelado no último dia da novela “Vale Tudo”, exibido nesta sexta-feira (17). Diferente do desfecho da versão original, o capítulo mostrou que quem atirou foi Marco Aurelio (Alexandre Nero), mas que ela sobreviveu ao ataque.
Na cena, Marco Aurélio relembra o dia da suposta morte de Odete Roitman. No momento, ele vai ao Copacabana Palace encontrar ela para entregar documentos. Entretanto, nos momentos finais, os espectadores descobriram que a megera não morreu.
“Você estava esperando alguém entrar naquele jatinho para mandar me matar. Não acredito mais em você”, diz ele.
“Ninguém tem coragem em atirar em Odete Roitman”, diz a personagem. Ao ser desafiado, Marco Aurélio atira em Odete Roitman.
Apesar do ataque, a vilã aparece viva no final da novela. Após o tiro, ela passa por uma cirurgia para retirar a bala — e Freitas (Luis Lobianco) aparece, deixando claro que ajuda a personagem a sobreviver.
As apostas do público
Nos últimos dias, teorias e especulações inundaram a internet sobre o possível criminoso por trás do assassinato.
A investigação da trama apontava para a cinco possíveis suspeitos, sendo estes Maria de Fátima (Bella Campos), César (Cauã Reymond), Celina (Malu Galli), Heleninha (Paolla Oliveira) e Marco Aurélio (Alexandre Nero).
Manuela Dias, responsável pela adaptação da novela de 1988, revelou que foram gravadas dez versões do capítulo final e que nem os atores sabem qual será escolhido, porque o episódio ainda seria editado.
Quem matou Odete Roitman na versão original?
No último capítulo da novela, exibido em 6 de janeiro de 1989, o público descobriu que a assassina de Odete Roitman era Leila, interpretada por Cássia Kis.
Porém, ela queria matar Maria de Fátima (Gloria Pires), que tinha um caso com seu marido, Marco Aurélio (Reginaldo Faria), atirando na empresária por engano.
Na época, os autores da trama fizeram de tudo para evitar vazamentos sobre o desfecho da novela.
Eles chegaram a enviar o roteiro do capítulo para os atores com sete páginas faltando. Inclusive, a direção gravou cinco desfechos diferentes no último dia, cada um com um assassino diferente.
Leila não era uma das principais personagens na novela e, inclusive, seu nome era pouco citado entre os palpites do público sobre a morte de Odete.
Veja cenas do último capítulo