O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou nesta sexta-feira (17) que os norte-americanos compraram pesos argentinos no “blue chip swap” e no mercado à vista nesta quinta-feira (16).
Em publicação na rede social X, Bessent afirmou que o Tesouro segue em “contato próximo” com a equipe econômica da Argentina e que monitora todos os mercados para agir com “flexibilidade e firmeza” para estabilizar o país da América do Sul.
The United States stands with Argentina. Yesterday, Treasury bought pesos in the “Blue Chip Swap” and spot markets. Treasury remains in close communication with Argentina’s economic team as they work to Make Argentina Great Again. Treasury is monitoring all markets, and we have…
— Treasury Secretary Scott Bessent (@SecScottBessent) October 17, 2025
Tanto o peso “azul” quanto o peso oficial enfraqueceram na sexta, com a moeda oficial caindo 2,8%, para 1.441 por dólar, e o peso azul recuando 0,3%, para 1.450.
Os contratos a termo de peso de um mês precificaram a moeda a 1.446, após chegar a 1.541 no início deste mês. Os contratos a termo de três meses preveem o peso um pouco abaixo de 1.700, de acordo com dados da LSEG.
A semana foi movimentada na parceria entre americanos e argentinos. Nesta terça-feira (14), os presidentes Donald Trump e Javier Milei se encontraram na Casa Branca, com Trump prometendo apoiar financeiramente a Argentina, desde que seu parceiro político vença as eleições do dia 26 de outubro.
A bolsa argentina fechou a terça com queda de 3,7%, enquanto os títulos do país em dólares tiveram desvalorização de até 6,5% na data.
Já na quarta-feira (15), Scott Bessent anunciou uma nova linha de crédito de US$ 20 bilhões para investir na dívida soberana da Argentina, que se somaria à linha de swap cambial também de US$ 20 bilhões realizada anteriormente.
Com informações da Reuters*