O presidente da Argentina, Javier Milei, revelou um bilhete escrito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para ele. Ambos tiveram um encontro na Casa Branca nesta terça-feira (14).
“Javier, você é um ótimo presidente. Sou seu amigo!”, disse Trump. Junto à nota, há também uma imagem dos dois presidentes lado a lado fazendo sinal de positivo.
Durante a agenda desta terça, o líder americano fez elogios ao argentino, dizendo que Milei está “à beira do sucesso econômico”.
O principal ponto da visita do sul-americano à Casa Branca foi o auxílio econômico dos Estados Unidos à Argentina. No início do mês, o governo americano anunciou um regate de US$ 20 bilhões e compra pesos e de títulos da dívida do país.
Em declaração, Donald Trump chegou a condicionar o apoio dos EUA ao sucesso eleitoral do líder libertário de direita.
“Estou com este homem porque sua filosofia está correta, e ele pode vencer, ou não. Mas acho que ele vai vencer, e se vencer, continuaremos com ele, e se não vencer, estamos fora”, disse.
A fala impactou negativamente títulos e ações de empresas argentinas. O índice S&P Merval, referência da bolsa argentina, fechou o dia com queda de 3,7%, enquanto os títulos do país em dólares fecharam com uma desvalorização de até 6,5%.
*com informações de Luciana Taddeo, da CNN Brasil