O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, durante uma reunião entre líderes mundiais no Egito para assinatura de um acordo sobre o cessar-fogo na Faixa de Gaza nesta segunda-feira (13).
Trump passou vários minutos agradecendo nominalmente as autoridades presentes na ocasião. Quando chegou na vez de Meloni, o presidente afirmou: “Itália. Temos uma mulher, uma jovem mulher que é… eu não posso falar, porque geralmente é o fim da sua carreira política, mas ela é uma linda jovem mulher”.
“Agora, se você usar a palavra ‘linda’ nos Estados Unidos sobre uma mulher, esse é o fim da sua carreira política, mas vou arriscar”, adicionou.
Então, Trump virou para Meloni, que estava em pé atrás dele, e disse “você não se importa de que eu te chame de ‘linda’, certo? Porque você é”.
A primeira-ministra apenas sorriu e agradeceu ao americano. Ele também afirmou que a italiana é “bem-sucedida” e muito respeitada.
Reunião para acordo de Paz
A reunião no Egito serviu para a assinatura do acordo de cessar-fogo para a Faixa de Gaza.
Além de Trump, também assinaram o documento os líderes dos países mediadores, que foram: Egito, Catar e Turquia.
Em discurso antes de assinar documento, o republicano afirmou que o Oriente Médio agora é uma “região transformada” e que o acordo é “histórico”.
O encontro, porém, não contou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Ele havia sido convidado pelo próprio Trump.