Entenda como a SAFIEL quer captar bilhões com venda de ações a torcedores

Carlos Teixeira e Eduardo Salusse, idealizadores da “SAFIEL”, detalharam no CNN Esportes S/A deste domingo (12) o plano de transformar o Corinthians em SAF com participação direta dos torcedores.

O modelo, segundo eles, busca captar aporte bilionário sem a presença de um investidor majoritário.

Segundo Teixeira, o projeto prevê uma estrutura de governança com conselheiros independentes e representação equilibrada entre Parque São Jorge, investidores e torcedores. De todo modo, o poder estará nas mãos da Fiel.

O investidor, ele vai olhar para a governança desse negócio, ele vai olhar para o potencial de valorização. (…) Mas o controle da SAF sempre será dos corintianos.

Carlos Teixeira, idealizador da “SAFIEL”

Eduardo Salusse reforçou que há mecanismos de controle e transparência.

“Além de outros instrumentos, teremos um canal de denúncia apurado externamente com o reporte dda conclusão ao conselho fiscal e ao conselho de governança. Ou seja, o mecanismo fará com que todos os órgãos de gestão tenham algum tipo de controle e façam um sentido para que o investidor sinta conforto ao fazer esse tipo de investimento”, explicou.

Salusse destacou ainda que a prioridade é que a captação seja feita dentro da própria torcida.

A prioridade, ou ideal, é que as ações se esgotem entre os corintianos. (…) Se atingirmos a meta de captação por aqui, nem precisaríamos, em tese, de um investidor institucional. Essa é a verdade.

Eduardo Salusse, idealizador da “SAFIEL”

Meta de acionistas corintianos

De acordo os idealizadores, a distribuição será feita em etapas.

Um primeiro lote de ações será reservado a torcedores com pequenas compras. Depois, abrirão para investidores qualificados e, por fim, para os profissionais.

“Nesse mix, a gente tem um potencial de captação acima de R$ 2 bilhões”, afirmou Teixeira.

Carlos explicou que a SAFIEL busca envolver cerca de 300 mil corintianos na primeira etapa.

Em um primeiro momento, a gente mira aproximadamente 300.000 CPFs. 300.000 corintianos.

Carlos Teixeira, idealizador da “SAFIEL”

Válido citar que, mesmo com essa projeção, os idealizadores não descartam a entrada de investidores privados: “A gente tem a possibilidade também de complementar a captação com o institucional.”

CNN Esportes S/A

Com Carlos Teixeira e Eduardo Salusse, idealizadores da “SAFIEL”, o CNN Esportes S/A chega à 112ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *