Catar inicia mediação com EUA para negociar fim da guerra em Gaza

O Catar anunciou que iniciou a coordenação com o mediador Egito e os Estados Unidos para continuar as negociações sobre o plano de paz para Gaza.

Em uma publicação no X, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar disse que o país acolhe com satisfação a resposta do grupo palestino a proposta dos EUA.

Após a reposta do Hamas, o Egito disse que espera um “desenvolvimento positivo” que leve todas as partes a implementar o plano para Gaza. O Egito acrescentou que fará esforços com os Estados árabes para chegar a um cessar-fogo permanente no enclave devastado pela guerra.

Mais cedo, o Hamas disse que concordou com partes do plano do presidente dos EUA, Donald Trump, para Gaza, mas acrescentou que busca mais negociações.

Em uma cópia de uma declaração vista pela Reuters, o Hamas emitiu sua resposta ao plano de 20 pontos de Trump depois que o presidente deu ao grupo militante palestino até domingo para aceitar ou rejeitar a proposta.

Não ficou claro se os EUA ou Israel estariam interessados ​​em se envolver em novas negociações sobre os termos do plano.

O grupo palestino não disse se concordaria em se desarmar e desmilitarizar Gaza – algo que Israel e os EUA querem, mas que o Hamas já rejeitou anteriormente.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *