A Polícia Civil indiciou uma professora por maus-tratos e lesão corporal contra uma criança de um ano e seis meses, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). A agressão ocorreu em 20 de agosto, dentro de uma escola de educação infantil privada.
Os pais da criança relataram inicialmente que, após ser buscado na escola, o filho apresentou comportamento choroso e dor. Uma avaliação médica constatou o deslocamento do antebraço direito do bebê, indicando que a lesão não seria decorrente de um tombo acidental, mas sim de uma “puxada provocada”. Um laudo pericial do Instituto Geral de Perícias confirmou o diagnóstico médico.
Conforme a polícia, as investigações revelaram um padrão de conduta inadequada e agressiva por parte da professora, de 50 anos. A mulher era responsável pela turma de crianças com idade entre 1 ano e 1 ano e 6 meses, e já tinha registros de ocorrência efetuados por pais de outras crianças.
Vídeos de câmeras de segurança fornecidos pela diretora e proprietária da instituição mostram a professora “empurrando, puxando, jogando as crianças no chão ou usando de força excessiva”, disse o delegado André Serrão.
Os depoimentos dos pais revelaram que as crianças apresentavam significativas mudanças de comportamento, tornando-se mais agressivas, chorosas, e reagindo negativamente a repreensões em casa. Alguns também demonstravam medo da professora, recusando-se a cumprimentá-la.
Ainda conforme a polícia, a mulher permaneceu em silêncio durante depoimento.