Casa de moda italiana Giorgio Armani revelou neste domingo (28) a última coleção trabalhada pessoalmente por seu falecido estilista e fundador, no museu de arte Brera, no coração de Milão.
Armani, conhecido no mundo da moda como “Rei Giorgio”, faleceu no início deste mês, aos 91 anos.
O desfile, concebido para celebrar os 50 anos da casa de moda, acabou se transformando em um tributo ao estilista.
O evento reuniu diversas celebridades, incluindo os atores Richard Gere e Cate Blanchett, e foi realizado no claustro do museu de arte Brera, decorado com lanternas especialmente para a ocasião.
As modelos desfilaram sob os pórticos com peças fluidas e leves, ao som de piano ao vivo, executado pelo compositor italiano Ludovico Einaudi.
A coleção, que apresentou uma paleta de cores que ia do cinza ao azul profundo e verde-escuro, recebeu o título “Pantelleria, Milão”, em referência a dois lugares queridos pelo estilista.
“Esta coleção, a última em que Giorgio Armani trabalhou pessoalmente, é de certa forma um testemunho de estilo e o fechamento de um ciclo, para que novos possam começar”, disse a marca nas notas à imprensa.
O desfile foi encerrado com a entrada solo de Agnese Zogla, uma das modelos favoritas do estilista, que usou um elegante vestido azul.
Ao final da passarela, a sobrinha de Armani, Silvana, e o parceiro de vida e negócios do estilista, Leo Dell’Orco — respectivamente responsáveis pelo design das coleções femininas e masculinas — vieram cumprimentar o público e foram recebidos com longos aplausos.
“Estou honrado por termos sido convidados a voltar a Milão para celebrar sua excelência”, disse o diretor Spike Lee ao chegar ao desfile.
“Além de ser um estilista incrível, ele era um humanitário. Foi um filantropo notável”, afirmou Blanchett.
O desfile de Giorgio Armani encerrou a Semana de Moda de Milão, com os fashionistas agora seguindo para Paris para a próxima rodada de apresentações.
*Reportagem de Elisa Anzolin e Hanna Rantala; Edição de Nia Williams