Como o Minecraft pode capacitar estudantes em tecnologia?

O uso da tecnologia em sala de aula não é mais tendência, mas realidade. Em meio a esse cenário, a Faculdade Anhanguera acaba de firmar uma parceria estratégica com a Microsoft para oferecer mais de sete cursos gratuitos e online na plataforma da instituição, com foco em tecnologia, inovação e ferramentas aplicadas ao ensino e aprendizagem. 

As disciplinas abrangem temas como sala de aula inclusiva, introdução à IA generativa, criação de avaliações com o Microsoft Forms, uso educacional do Minecraft, prompts para IA (Inteligência Artificial), aprendizagem socioemocional e Microsoft Copilot, entre outros. 

Os conteúdos estão disponíveis para os alunos da instituição e têm como propósito auxiliar no desenvolvimento de habilidades alinhadas às novas demandas do mercado de trabalho. 

Como o Minecraft pode ser usado na educação?   

Minecraft Education é usado como ambiente de aprendizagem prática: docentes propõem desafios guiados e os alunos resolvem tarefas por meio do Code Builder (programação dentro do jogo), construindo simulações e trabalhando em equipes para planejar e executar soluções.  

O foco, segundo os idealizadores, é desenvolver capacidades como pensamento computacional, lógica, colaboração e comunicação em atividades de curta e média duração. 

 Exemplos de atividades:  

  • Automação e lógica: programar um agente para coletar recursos e construir estruturas com loops e condicionais. 
  • Aprendizagem de linguagens de programação: uso do Code Builder para introduzir Python, JavaScript e MakeCode, especialmente em cursos ligados a STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics). 
  • Projetos interdisciplinares: modelar espaços urbanos/ambientais para discutir sustentabilidade e design. 
  • Revisão gamificada: percursos com missões para consolidar conteúdos de disciplinas de base (ex.: história, geografia, ciências) 

Benefícios do letramento digital  

De acordo com o levantamento da consultoria Bain & Company, 39% das companhias brasileiras não conseguem avançar na aplicabilidade de tecnologias por escassez de talentos capacitados.  

Frente a estes dados, a instituição enxerga nesta iniciativa uma oportunidade fortalecer o currículo de seus cursos por meio de parcerias com empresas referências em tecnologias e inovação. 

Silvia Bizatto, vice-presidente de Educação Continuada e Experiência de Aprendizagem da Cogna Educação, detentora da Anhanguera, destaca os benefícios da tecnologia para a trajetória profissional dos participantes. “A expectativa é que esse projeto contribua para aumentar a empregabilidade e o potencial salarial dos participantes, além de gerar um diferencial competitivo em áreas estratégicas como inteligência artificial, inovação educacional e uso de tecnologias digitais no ambiente profissional”, finaliza Silvia.  

Além disso, a diretora de Indústria da Educação da Microsoft no Brasil, Vera Cabral, reforça a importância do letramento digital.  

“Acreditamos que o acesso ao letramento digital é fundamental para preparar profissionais para os desafios do presente e do futuro. Essa iniciativa reforça nosso compromisso em democratizar o conhecimento em inteligência artificial, inovação e habilidades digitais. Ao oferecer cursos gratuitos para os estudantes e conteúdos práticos, buscamos ampliar oportunidades de empregabilidade dos alunos e desenvolver conhecimentos que podem ser aplicados também à rotina de estudos.” 

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