O preço dos combustíveis sempre estão em pauta. Com diversas altas e baixas, os motoristas precisam ir driblando os aumentos para tentar economizar ao fim do mês. Mas existem formas de conseguir economizar combustível com comportamentos diários.
Algumas atitudes parecem normais no dia a dia, mas sem perceber elas geram uma piora na eficiência energética do carro. Um exemplo disso é o excesso de peso no carro.
Transportar objetos desnecessários no porta-malas ou manter acessórios pesados instalados no veículo aumenta o esforço do motor. Quanto mais carga, maior o consumo, principalmente em trajetos urbanos.
Conheça alguns hábitos que aumentam o consumo de combustível
Acelerar e frear bruscamente
A condução agressiva é um dos maiores vilões do consumo. Arrancadas fortes e freadas intensas exigem mais do motor e desperdiçam energia. Uma direção mais suave e constante ajuda a reduzir o gasto de combustível em até 20%.
Marcha errada e giros elevados
Manter o carro em rotações altas sem necessidade é outro hábito que pesa no bolso. Usar a marcha adequada para cada velocidade e aproveitar o torque do motor faz diferença no gasto de combustível.

Pneus descalibrados
Os pneus são o principal contato do veículo com o asfalto. Rodar com eles abaixo da pressão ideal causa um maior atrito com o solo. Isso não só eleva o consumo, como também acelera o desgaste dos pneus. Confira a calibragem ao menos uma vez por semana.
Uso do ar-condicionado
Esse tema é polêmico, pois em algumas cidades do Brasil o calor ultrapassa os 35 graus e o item é indispensável. Apesar disso, o uso do ar-condicionado pode aumentar o consumo em até 10%, dependendo da potência do sistema e das condições de uso.
Em dias mais amenos, abrir parcialmente os vidros ou usar a ventilação natural pode ser uma alternativa. Nas rodovias, em velocidades mais altas, rodar com os vidros abertos aumenta o arrasto aerodinâmico.

Manutenção negligenciada
Carro precisa de manutenção e cuidados. Velas, filtros e óleo em más condições comprometem o rendimento do motor.
Além de gastar mais, o carro pode perder desempenho. Revisões preventivas são mais baratas que as corretivas e ajudam a manter o consumo de combustível dentro do esperado.