O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu neste sábado (27) que agentes do FBI se infiltraram entre a multidão nos protestos de 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores do republicano invadiram o Capitólio para atuar como “agitadores”.
“Agentes do FBI estiveram no protesto de 6 de janeiro, provavelmente agindo como agitadores e insurrecionistas, mas certamente não como ‘funcionários responsáveis pela aplicação da lei'”, afirmou o presidente americano em uma postagem na Truth Social.
Ele também acusou o diretor do FBI na época, Christopher Wray, de mentir sobre a presença de agentes na multidão. Trump afirmou ainda que “muitos americanos patriotas” tiveram que pagar “pelo seu amor pelo país”, referindo-se aos condenados pelo ataque ao Capitólio.
Na postagem, o presidente dos Estados Unidos também fez referência a James Comey, também ex-diretor do FBI. Comey foi demitido por Trump no início do primeiro mandato do republicano, em 2017. Desde então, Trump tem feito ataques frequentes à forma como o ex-diretor do FBI conduziu a investigação sobre os contatos entre russos e a campanha de Trump em 2016.
Na quinta-feira (25), ele foi acusado formalmente por um júri federal por supostamente fazer declarações falsas sobre a investigação de interferência russa nas eleições americanas de 2016 e obstruir um processo no Congresso.
*Em atualização