O comentarista José Eduardo Cardozo e o empresário e ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta quinta-feira (25), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a estratégia bolsonarista nos Estados Unidos foi erro ou acerto.
Fontes da cúpula do PL ouvidas pela CNN avaliam que o plano de pressionar autoridades brasileiras por meio de sanções está sendo visto como um “tiro que saiu pela culatra”.
Cardozo entende que foi um erro.
“O curioso é que, no começo, toda a extrema direita o defendia, só que a estratégia, que obviamente não tinha pé nem cabeça, acabou se voltando contra o bolsonarismo. Em primeiro lugar porque nenhum brasileiro gostou do seu país ser sancionado a pedido de um deputado federal, que é eleito para jurar respeito a esse país e à Constituição”, disse.
“Esse tipo de situação é óbvio que não daria certo, mas a extrema direita estava unida, agora o quadro se alterou”, continuou.
Fonteyne também avalia que a estratégia está errada, mas por fortalecer o discurso do governo.
“Essas sanções que acabam sendo colocadas nunca têm o efeito desejado e acabam dando mais motivo para aquele populista que está no poder e está sendo sancionado, que acaba se dizendo vítima do imperialismo e alimenta todo aquele discurso que mantêm esses regimes”, opinou.
“Muito me preocupa achar que uma pessoa ou duas vão influenciar o governo americano para fazer sanções contra o Brasil e resolver o problema político do país. Alimenta novamente a esquerda com todo aquele discurso de soberania”, prosseguiu.