O advogado Nelson Wilians Fratoni Rodrigues teve prisão preventiva aprovada pela CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), nesta quinta-feira (25).
Wilians foi alvo de busca e apreensão da PF (Polícia Federal) no dia 12 de setembro, como parte da investigação que apura fraudes no INSS, mesma data em que os empresários Antônio Carlos Camilo Antunes, o “careca do INSS” e Maurício Camisotti foram presos.
O motivo, segundo fontes da PF, são transações financeiras consideradas suspeitas pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), que apontam movimentações do seu escritório na ordem de R$ 4,3 bilhões entre 2019 e 2023.
No escritório do advogado foram apreendidos dinheiro, relógios e móveis de luxo, quadros, esculturas e armas, além de uma Ferrari F8, cujo valor pode ultrapassar os R$ 4 milhões, e uma réplica da McLaren MP4/8, modelo utilizado por Ayrton Senna na temporada de 1993 da Fórmula 1.
Em seu depoimento à CPMI na semana passada, Wilians se recusou a fazer o compromisso de dizer a verdade e não respondeu a maioria das perguntas dos parlamentares. Ele negou ter qualquer relação com o esquema de fraudes em benefícios.
O advogado já teve pedido de prisão solicitado pela corporação, mas a solicitação não foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Quem é Nelson Wilians
Advogado especialista em Direito Empresarial bastante conhecido no Brasil, Nelson Wilians é fundador do Nelson Wilians Advogados (NWADV). Natural de Cianorte (PR), e filho de agricultores, Wilians se tornou um dos advogados mais influentes do Brasil. Ele também marca presença na mídia: dá constante entrevistas, palestras e, nas redes sociais, acumula milhões de seguidores.
Em seu livro “Loucura, Não. Coragem!”, o advogado narra sua trajetória e defende o uso do marketing como ferramenta essencial para profissionais que buscam destaque. Sua visibilidade o levou, inclusive, à capa da revista Forbes, se tornando o primeiro advogado a estampar a revista.
Wilians inclusive, coleciona prêmios e reconhecimentos. Veja a lista:
- Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais
- Medalha Quinquagésima Quinta Legislatura – Rio Grande do Sul
- Congratulações e Aplausos da Câmara – Rio de Janeiro
- LEADERS LEAGUE – Labor & Employment Large-Scale Labor Litigation / Recommended 2025
Casos de grande repercussão
Ao longo da carreira, Nelson Wilians representou clientes em disputas de alta visibilidade. Um exemplo foi sua atuação na defesa de Rose Miriam di Matteo, mãe dos filhos de Gugu Liberato, em processos relacionados à herança do apresentador.
Ele também participou de debates públicos sobre temas de grande repercussão, como a regulamentação das apostas esportivas (bets) e os instrumentos do Congresso e do Judiciário diante de ataques aos Três Poderes.