Em um desabafo contundente durante entrevista coletiva, Renato Gaúcho expressou sua preocupação com o impacto das redes sociais no futebol, afirmando que o esporte “está no finalzinho” devido à cultura de críticas excessivas no ambiente digital.
O treinador destacou que o cenário atual afeta tanto jogadores quanto treinadores, criando um ambiente onde “ninguém é bom”. Segundo ele, apenas existem alguns elogios em caso de vitória, mas nas derrotas, as críticas são generalizadas.
Crítica à cultura digital
Renato Gaúcho apontou que todos os envolvidos no futebol – incluindo jornalistas, jogadores, treinadores e torcedores – estão sendo prejudicados por essa dinâmica. Para exemplificar a situação, citou o caso de Pep Guardiola, a quem considera “o melhor treinador do mundo”, que também foi alvo de críticas pesadas nas redes sociais.
O treinador criticou especialmente o fato de que “todo mundo é treinador hoje em dia” nas redes sociais, onde pessoas sem conhecimento técnico conseguem influenciar a opinião pública.
“Algumas pessoas vão atrás da pessoa que não entende nada, não são todos, mas muitos da rede social não entendem nada de futebol, mas fazem a opinião pública”, argumentou.
Fim da linha
Após a eliminação do Fluminense na Sul-Americana, Renato Gaúcho pediu demissão do tricolor. A diretoria carioca ainda avalia nomes e Cuca surge como favorito.