Presidente da Colômbia pede ação contra Trump por ataques no Caribe

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu que autoridades dos Estados Unidos, incluindo o presidente Donald Trump, enfrentem processos criminais pelos recentes ataques contra embarcações supostamente vinculadas ao tráfico de drogas no Caribe.

Trump “permitiu o disparo de mísseis contra esses jovens que simplesmente tentavam escapar da pobreza”, disse Petro sobre os ataques, que já deixaram mais de uma dúzia de mortos.

“Era realmente necessário contra jovens pobres e desarmados no Caribe?”, questionou Petro em seu discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira, acrescentando que, embora os alvos “pudessem ter uma certa quantidade de drogas, (eles) não eram narcotraficantes”.

Petro fez duras críticas à política antidrogas dos EUA, afirmando que ela tem como objetivo sustentar “uma política de dominação”.

“A política antidrogas não é feita para deter a cocaína que chega aos Estados Unidos. A política antidrogas serve para dominar os povos do Sul como um todo”, declarou o presidente colombiano à assembleia.

No início deste mês, o governo Trump afirmou que a Colômbia havia “falhado de forma demonstrável” em suas obrigações de combate ao narcotráfico, mas disse que continuaria a fornecer financiamento ao país sul-americano.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *