O WhatsApp começou a liberar, nesta terça-feira (23), um novo recurso de tradução de mensagens diretamente no aplicativo.
A funcionalidade está disponível para mensagens de texto em conversas individuais, grupos e canais, mas ainda não funciona com áudios ou mensagens de voz.
Ao receber uma mensagem em outro idioma, o usuário pode pressionar e segurar o texto e, em seguida, tocar na opção “Traduzir”. Será possível selecionar o idioma desejado para a tradução e, se for a primeira vez, baixar o pacote correspondente. Isso permite que futuras traduções sejam feitas mesmo sem conexão com a internet.
No Android, o recurso oferece suporte inicial a seis idiomas: inglês, espanhol, hindi, português (Brasil), russo e árabe. Já no iOS (iPhone), o recurso está mais amplo, com suporte a 19 idiomas, incluindo francês, japonês, chinês, ucraniano, coreano, turco, tailandês, holandês, entre outros.
Além disso, usuários de Android terão uma função extra: a tradução automática de uma conversa inteira. Ao ativar essa opção, todas as mensagens recebidas no chat serão traduzidas automaticamente, sem a necessidade de repetir o processo manual.
A tradução acontece diretamente no dispositivo do usuário, o que significa que o WhatsApp não tem acesso ao conteúdo traduzido, reforçando a política de privacidade da empresa.
A liberação da ferramenta é gradual e mundial, ou seja, pode não estar disponível para todos os usuários de imediato. Para verificar, mantenha o app atualizado pela loja oficial do seu sistema (Google Play ou App Store).
O objetivo da novidade, segundo o WhatsApp, é “romper barreiras linguísticas e permitir que os usuários se conectem de forma mais profunda com pessoas queridas e comunidades em todo o mundo”.