O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse, nesta segunda-feira (22), em entrevista à CNN, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é uma pessoa “moderada” e que caso seja candidato ao Planalto, poderá apresentar um “projeto para o país“.
“O Tarcísio eu conheço bem, ele faz belo governo aqui em São Paulo, colaborou muito com o meu governo. Ele esteve ao lado do Moreira Franco e foram os responsáveis pela PPI, o Programa de Parceria de Investimentos, colaborou muitíssimo com o meu governo”, disse Temer.
“É uma figura muito tecnicamente adequada e muito moderada, até. Eu acho que ele, se candidato for, apresentará uma ponte para o futuro, um projeto para o país, o que será útil ao meu modo de ver”, prosseguiu.
A candidatura de Tarcísio para a Presidência da República em 2026 é uma possibilidade, diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) até 2030 após condenação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O governador, no entanto, declarou neste mês que não presente concorrer ao Executivo federal, mas, sim, à reeleição em São Paulo.
Tarcísio e os bolsonaristas
Durante um ato de apoiadores de Bolsonaro na Avenida Paulista durante o 7 de Setembro, Tarcísio disse que “ninguém aguenta mais” a “tirania” de um ministro como Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Para Temer, o governador quis trazer os apoiadores bolsonaristas para si.
“Ele usou uma linguagem, vamos dizer, se me permite, eleitoreira, ele quis trazer os bolsonaristas de uma vez para ele, porque convenhamos, os bolsonaristas têm votos, ele não pode desprezar os bolsonaristas, acho que foi um gesto dessa natureza”, explicou.
Segundo o ex-presidente da República, Tarcísio “não é um homem vinculado a uma ideia fixa”.
“Eu acho que mais do que nunca, mas poucas vezes conversei com ele, ele também é um homem da pacificação, ele acha que é preciso tranquilizar o país, ele seria uma figura moderada a disputar as eleições”, finalizou.
*Publicado por Douglas Porto