Quem é Dembélé, vencedor da Bola de Ouro, que deu volta por cima no PSG

Ousmane Dembélé foi eleito Bola de Ouro da temporada 2024-25 em cerimônia realizada nesta segunda-feira (22) em Paris. O prêmio, organizado pela revista France Football, tem votação de jornalistas de 100 países, definidos pelo ranking da Fifa.

Com 37 gols na temporada, Dembélé de destacou tanto no PSG, quanto na Seleção, e foi campeão da Champions League, conquista inédita do PSG.

Aos 28 anos, Dembélé já passou pelo futebol alemão e espanhol e teve uma reviravolta na carreira para se tornar o melhor jogador do mundo.

Início da carreira

Nascido em Vernon, na França, no dia 15 de maio de 1997, Ousmane Dembélé foi formado nas categorias de base do Rennes. Seu primeiro jogo como profissional aconteceuem novembro de 2015, contra o Angers, e o primeiro gol foi no mesmo mês, contra o Bordeaux.

Depois da temporada 2015-16 pelo Rennes, quando marcou 12 gols em 25 jogos, foi vendido para o Borussia Dortmund e fez uma boa temporada no futebol alemão. Em 49 jogos com a camisa do Dortmund, marcou 10 gols, um deles na final da Copa da Alemanha sobre o Eintracht Frankfurt. Ao fim da temporada 2016-17, já somava também sete jogos e um gol pela Seleção Francesa.

Passagem pelo Barcelona marcada por lesões

No dia 28 de agosto de 2017, o Barcelona anunciou a badalada — e cara — contratação do ambidestro Ousmane Dembélé.

Aos 20 anos, o francês custou 105 milhões de dólares, R$ 392 milhões de reais na cotação da época, no que foi a segunda contratação mais cara da história até então, perdendo apenas para a de Neymar para o PSG, que custou 222 milhões de euros.

Mas a contratação no novo camisa 11 não saiu como o esperado nem para o jogador nem para o clube. O início da parceria foi de sucesso. Ao lado de Messi e Suárez, Dembélé se destacou e foi à Copa do Mundo da Rússia em 2018, onde foi campeão com a Seleção Francesa.

Depois do Mundial, Dembélé passou a acumular lesões, principalmente na coxa esquerda. Em 2021, uma lesão no joelho direito afastou o jogador dos gramados por mais de 100 dias. O francês deixou o Barcelona depois de seis anos com 204 jogos, uma média de 34 por temporada, e 49 gols.

Volta por cima no PSG

Mesmo com Dembélé em baixa, o PSG decidiu apostar e repatriar o jogador por 50 milhões de euros, R$ 271,11 milhões na cotação de agosto de 2023. O atacante herdou a camisa 10, deixada por Neymar, que assinou com o Al-Hilal da Arábia Saudita.

Logo, Dembélé teve que suprir outra saída: a de Kylian Mbappé, astro do time francês, que saiu assinou com o Real Madrid no fim da temporada 2023-24. E o francês correspondeu.

Dembélé se tornou um dos pilares da equipe de Luis Henrique e foi campeão da Champions League, a primeira da história do PSG, da Ligue 1, da Copa da França e da Supercopa da França.

A grandiosa temporada, com 60 jogos, 37 gols marcados e 14 assistências, foi coroada com a Bola de Ouro nesta segunda-feira (22). Aos 28 anos, Dembélé é o melhor jogador do mundo.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *