O governo de São Paulo remarcou, para o dia 13 de novembro, o leilão da PPP (parceria público-privada) de modernização dos sistemas de balsas para passageiros e veículos no estado.
A republicação do edital, que atende a pedidos de investidores, deverá ocorrer nesta segunda-feira (22). Segundo relatos feitos à CNN, os grupos interessados pediam mais prazo para aprofundar estudos e preparar suas ofertas em uma concorrência considerada inédita no país.
Antes, o leilão estava previsto para o dia 17 de outubro, na B3. Havia uma exigência de investimentos em torno de R$ 2 bilhões. Agora, ela subiu para cerca de R$ 2,5 bilhões.
A concessão patrocinada do chamado Sistema de Travessias Hídricas engloba 14 linhas de transporte aquaviário, que movimentam atualmente 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano.
As linhas modernizadas serão:
- São Sebastião–Ilhabela
- Santos–Vicente de Carvalho
- Santos–Guarujá
- Bertioga–Guarujá
- Cananéia–Continente
- Cananéia–Ilha Comprida
- Cananéia–Ariri
- Iguape–Juréia
- Bororé–Grajaú
- Taquacetuba–Bororé
- João Basso–Taquacetuba
- Porto Paraitinga
- Porto Varginha
- Porto Natividade da Serra
A PPP das Travessias Hídricas tem prazo de 20 anos e prevê a substituição da frota atual por 45 novas embarcações, das quais 41 com motorização elétrica, além da construção e padronização de terminais com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis e áreas de alimentação e informação.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos, responsável no governo paulista pela PPP, afirma que o futuro contrato assegura a manutenção da base tarifária atual e das gratuidades já praticadas.
De acordo com a Secretaria, a atualização do edital traz ajustes jurídicos, técnicos e operacionais que ampliam a atratividade do projeto junto ao setor privado.
Com a nova data para o leilão, a entrega de propostas pelos grupos interessados passou de 13 de outubro para 10 de novembro, com a abertura dos envelopes três dias depois.