Pelo menos três pessoas morreram na Austrália após uma falha técnica na Optus, a segunda maior operadora de telecomunicações do país, interromper os serviços de chamadas de emergência.
O CEO Stephen Rue disse que a falha ocorreu durante uma atualização de rede na quinta-feira (18), que potencialmente impactou 600 clientes nos estados da Austrália Meridional e Austrália Ocidental, e no território do norte.
As verificações de assistência social encontraram três mortos em domicílios que tentaram discar “000”, o número para fazer chamadas de emergência no país, afirmou ele em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (19), acrescentando que as checagens ainda estavam em andamento.
“Quero oferecer minhas sinceras desculpas a todos os clientes que não conseguiram se conectar aos serviços de emergência quando mais precisavam”, declarou Rue.
“Ofereço minhas sinceras condolências às famílias e amigos das pessoas que faleceram. Lamento muito pela sua perda. O que aconteceu é completamente inaceitável. Nós os decepcionamos”, acrescentou.
Questionado sobre a duração da falha, Rue falou que ela ainda estava sendo investigada.
A Optus, de propriedade da Singapore Telecommunications STEL, havia corrigido a falha, estava conduzindo uma investigação completa e tornaria os resultados públicos assim que concluídos, segundo ele.
A falha ocorreu em menos de um ano após a Optus ter sido multada em 12 milhões de dólares australianos pelos órgãos reguladores por não fornecer serviços de chamadas de emergência a milhares de pessoas durante uma interrupção nacional em 2023.
A empresa também sofreu um ataque cibernético em 2022 que afetou os dados de cerca de 9,5 milhões de australianos e uma interrupção em toda a rede em 2023, o que levou à renúncia da então CEO Kelly Bayer Rosmarin.
Rue assumiu o comando em novembro de 2024.