A Fiat confirmou o lançamento de cinco carros novos no Brasil entre 2026 e 2030. O anúncio foi feito em Turim (Itália) por Frederico Battaglia, vice-presidente da Fiat para a América do Sul, como início da celebração dos 50 anos da marca no país. Os novos carros serão aplicados em diversos segmentos, desde hatches até SUVs e picapes, mas com aposta em acessibilidade.
Esses cinco novos carros já estavam contemplados no plano de R$ 30 bilhões de investimentos da Stellantis no país. A novidade é que o grupo cravou que serão na Fiat, principal marca e líder no mercado nacional em boa parte dos últimos 25 anos. Naturalmente, a empresa não divulgou quais são os novos carros, mas temos pistas quentes que indicam o que vem por aí!
“Isso é um compromisso claro de uma aposta naquilo que a gente sabe fazer de melhor, que é aquilo que o consumidor brasileiro deseja com produtos que sejam adequados ao bolso e à sua necessidade. Então, com esse, anúncio, eu queria dizer para vocês que a gente continua acreditando muito no mercado brasileiro”, declaro o executivo.
A reportagem da CNN questionou Battaglia sobre se o pacote inclui meras atualizações de modelo/ano. O executivo foi enfático em falar que tratam-se de carros completamente novos, o que pode incluir novas gerações.
O que já sabemos é que os novos veículos serão desenvolvidos sobre a plataforma Smart Car, uma variação simplificada da CMP utilizada por modelos da Citroën e Peugeot. Segundo Battaglia, ainda não está definido se todos os modelos manterão os nomes atuais ou se haverá rebatismo. A decisão dependerá de análises de mercado e da percepção do consumidor brasileiro.

O primeiro lançamento, previsto para 2026, será o Grande Panda, produzido em Betim (MG). O modelo substituirá de forma conjunta os atuais Mobi e Argo. Não será exatamente o carro vendido na Europa, mas uma versão simplificada, mas com o design neoretro. Podemos esperar motores 1.0 Firefly (75 cv) e 1.0 T200, inclusive com opção híbrida-leve de 12V.
Para cada ano, até 2030, haverá um carro ano. Entre as novidades, uma nova geração da Strada. Um vídeo de uma picape conceitual de 2024 foi exibida na apresentação. Oficialmente, apenas uma ilustração da identidade da marca. Mas é uma pista de que teremos em médio prazo.
Entre os outros modelos cotados, um SUV compacto e novas gerações de Fastback e Toro, essa última com a plataforma STLA Medium. Essa base chegará primeiro com Jeep Compass e Peugeot 3008, com produção em Goiana (PE). Por sinal, o Vice-Presidente da Fiat esclareceu que qualquer unidade fabril da Stelalntis poderá suprir o mercado brasileiro com esses cinco novos produtos.

https://www.cnnbrasil.com.br/auto/fiat-strada-e-o-veiculo-mais-vendido-no-1o-semestre-de-2025-veja-ranking/