O ator Sérgio Mamberti (1939-2021) será homenageado em uma série documental que estreará no dia 26 de setembro no SescTV e Sesc Digital.
O registro em primeira pessoa reuniu depoimentos do artista — conhecido por seu papel de Victor no seriado infantil da TV Cultura “Castelo Rá-Tim-Bum” (1994-1997) — para relembrar trajetória do ator, diretor e gestor cultural que faleceu há quatro anos.
Com direção de Evaldo Mocarzel, “Sérgio Mamberti, Memórias de um Ator Brasileiro”, mostrará a relação dos trabalhos do ator com a história do teatro brasileiro, a resistência política e a cena cultural dos anos 1960 e 1970.
Mamberti nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, e aos 17 anos, se mudou para São Paulo e ingressou na Escola de Arte Dramática (EAD) da USP (Universidade de São Paulo).

Ele estreou profissionalmente em 1964, em meio ao Golpe Militar, na montagem de “O Inoportuno”, de Harold Pinter, sob a direção de Antônio Abujamra. Nos anos trabalhando, recebeu prêmios e foi reconhecido pela crítica e pelo público.
No cinema, se destacou por papeis nas produções “Toda Nudez Será Castigada” (1973), de Arnaldo Jabor; “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), de Rogério Sganzerla; “Maldita Coincidência” (1979), de Sergio Bianchi; e “Brava Gente Brasileira” (2000), de Lúcia Murat.
“Sérgio Mamberti, Memórias de um Ator Brasileiro” estreia em 26 de setembro de 2025, às 22h, no SescTV, tem exibição semanal, e fica disponível na íntegra no site do canal e na plataforma e app Sesc Digital.