À CNN, a atriz Alice Carvalho, 29, compartilhou a alegria de “O Agente Secreto” ter sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. O anúncio foi feito na última segunda-feira (15).
No longa, ela dá vida a Fátima, esposa de Marcelo, personagem de Wagner Moura. “É um dia tão, tão especial. Fiquei tão feliz com isso. Acho que é importantíssimo sermos escolhidos pela Academia Brasileira de Cinema como uma reafirmação da força do cinema feito no nordeste brasileiro, da força da importância do cinema feito por Kleber Mendonça Filho”, disse.
“É uma história muito especial e, como o Kleber fala, é um filme de época, mas que se comunica bastante com o Brasil dos últimos dez anos. Fala sobre memória, fala sobre família, e diversas outras coisas que são fundamentais pra gente não esquecer a história do nosso povo”, acrescentou.
Com direção de Kleber Mendonça Filho, a produção estreou no Festival de Cannes em maio, onde foi premiado por Melhor Direção e Ator, e já conquistou o público internacional. Agora, ele pode tentar repetir o feito histórico de “Ainda Estou Aqui” na principal premiação de Hollywood.
Qual a história de “O Agente Secreto”?
Ambientado no Recife de 1977, o longa é um thriller político, que acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.