Fórmula 1: Canadá, Holanda e Singapura terão corridas sprint em 2026; veja

A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (16) que os Grandes Prêmios do Canadá, Holanda e Singapura serão incluídos como finais de semana com corridas sprint pela primeira vez na temporada 2026.

Essas três etapas se juntam a China, Estados Unidos e Inglaterra, completando uma lista de seis sedes que adotarão o formato sprint no próximo ano.

No formato sprint, uma corrida de 100 km acontece no sábado, com pontos distribuídos para os oito primeiros colocados, enquanto a prova principal permanece para o domingo.

Shanghai e Miami repetem como sedes sprint pelo terceiro ano consecutivo, enquanto Silverstone, que sediou a introdução das corridas sprint em 2021, volta a ter o formato.

Por outro lado, o circuito de Interlagos, em São Paulo, que teve sprint desde 2021, retornará ao formato tradicional em 2026, assim como os GPs da Bélgica, Estados Unidos (Austin) e Catar, que tiveram sprint neste ano.

O circuito de Zandvoort, na Holanda, já tinha anunciado a saída do calendário após a próxima temporada, incluindo o fim do sprint. Já a inclusão de Singapura, com sua corrida noturna e poucas oportunidades de ultrapassagem, surpreendeu o meio.

“O F1 Sprint tem crescido em impacto e popularidade desde sua estreia em 2021. Com quatro sessões competitivas por fim de semana, ao invés de duas, as corridas sprint oferecem mais ação para os fãs, parceiros de transmissão e promotores, aumentando presença e audiência”, disse Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1.

Audiência da TV cresce com o formato sprint

A Fórmula 1 também revelou que a audiência televisiva média dos finais de semana com sprint em 2024 foi 10% maior do que nos eventos tradicionais. O aumento se manteve nos primeiros três eventos sprint de 2025, como a vitória de Lewis Hamilton pela Ferrari em Shanghai, que gerou um crescimento de 84% na audiência ao vivo em 15 mercados principais.

Outros exemplos incluem os 26,6 milhões de telespectadores que acompanharam a vitória de Lando Norris no sprint de Miami, um aumento de 18% em relação a 2024, e o sprint vencido por Verstappen na Bélgica, que teve alta significativa, incluindo um crescimento de 182% na audiência na China.

Novas regras e possível expansão do sprint a partir de 2027

Com a chegada de uma nova era de motores e regras em 2026, a Fórmula 1 já considera expandir o número de corridas sprint a partir de 2027, podendo dobrar para até 12 finais de semana sprint por temporada. Entre as propostas estão a introdução de grids invertidos e outras mudanças para aumentar o envolvimento dos fãs e o crescimento do esporte.

“Todos querem mais corridas sprint em vez do treino livre de sexta-feira. Ter sprint todo fim de semana, como na MotoGP, é um passo muito grande, mas podemos ao menos pensar em diferenciar os finais de semana”, finalizou Domenicali.

O calendário oficial da temporada 2026, com 24 etapas, foi divulgado em junho.

(Reportagem de Alan Baldwin, edição de Ken Ferris)

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *