Mundial de Atletismo: Brasil volta à final do salto com vara após 10 anos

A brasileira Juliana Campos fez história pelo país neste domingo (14), no terceiro dia de disputa do Mundial de Atletismo. A atleta de 28 anos terminou a classificatória da prova do salto com vara na liderança geral e colocou o Brasil na final depois de uma década.

A última vez que o país havia se classificado para a decisão (no feminino) em Campeonatos Mundiais foi em 2015, quando Fabiana Murer conquistou a medalha de prata em Pequim, na China.

Presente em três Jogos Olímpicos, Fabiana ainda possui um ouro no Mundial de Daegu-2011, na Coreia do Sul, quando se sagrou campeã com a marca de 4.85m.

Juliana voltará a entrar em ação na próxima quarta-feira (17), às 8h20 (de Brasília), na disputa por medalhas do salto com vara, que acontecerá no Estádio Nacional do Japão.

Prova da Juliana Campos

Agora, em Tóquio, Juliana Campos iniciou sua participação na classificatória ultrapassando a altura de 4,25m. O sarrafo subiu para 4,30m e novamente a brasileira passou em sua primeira tentativa.

Na sequência, Juliana seguiu sobrando na prova e bateu as marcas de 4,45 e 4,60m, ambas logo na sua primeira tentativa.

Depois de um longo período de paralisação, a organização do Mundial de Atletismo confirmou a classificação de todas as 14 atletas que atingiram a altura de 4,60m. Como não errou nenhuma de suas tentativas, a brasileira avançou na liderança geral, ao lado de outras cinco competidoras.

Esta foi a primeira vez que Juliana Campos garantiu uma vaga na decisão do Mundial. Na edição de 2023, ela encerrou a classificatória na 22ª posição, com a marca de 4,50m.

Outra atleta do Brasil que competiu na prova realizada no Japão foi Beatriz Chagas, de 26 anos. Ela falhou todas as suas três tentativas para 4,25m e acabou a disputa sem marca.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *