A criação de um negócio próprio envolve um planejamento minucioso, e que demanda um estudo cuidadoso de mercado. Mas, ao levar uma empresa para fora das limitações geográficas de sua origem, o desafio é dobrado: pede por estudo aprofundado, análise de riscos e uma preocupação com certificações específicas para exportações.
Mesmo com todos os desafios, empreender com produtos essencialmente nacionais internacionalmente ainda é uma grande oportunidade para empresários brasileiros, afirma Clarissa Furtado, Gerente de Competitividade da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
“A internacionalização traz inúmeras vantagens, como a ampliação de mercados, a melhoria da competitividade, o fortalecimento da marca, a gestão da sazonalidade e oportunidades de inovação e desenvolvimento”, explica.
De acordo com a especialista, há uma demanda crescente por itens autênticos e que valorizem a biodiversidade, algo típico de itens originários do Brasil, o que motiva empreendedores a levar itens essencialmente nacionais para os quatro cantos do mundo.
“Há muitos mercados interessados em novidades e em produtos diferenciados com identidade própria. Isso é uma grande chance de elevar a visibilidade de itens nacionais”, diz.
O açaí que ganhou o mundo
Foi de olho nessas transformações no comportamento de consumo — e na autenticidade de um item tão exclusivo — que a dupla de empreendedores Miguel Teixeira e Rodrigo Melo, decidiu apostar suas fichas no açaí brasileiro, um produto tipicamente amazonense e, naquela época, ainda incipiente fora da região Norte.
Juntos, abriram a Açaí Concept, negócio focado na venda de açaí fundado em 2014, em Maceió. Em dez anos, o negócio ganhou proporções globais: atualmente, são mais de 300 unidades em 17 estados brasileiros, além de países como Portugal, Espanha, Suíça, Chile e Canadá.
O negócio é um exemplo de como ideias de negócios nacionais podem ganhar relevância e destaque para além das fronteiras físicas de seu país de origem.
Com isso, Rodrigo Melo, co-fundador e CEO da Açaí Concept, lista algumas dicas para empreendedores que também desejam vender produtos ou serviços nacionais fora do país — com base em sua própria experiência nessa missãqo.
Eduque seu público
Mesmo sendo promissor, o produto por si só também traz consigo uma série de desafios envolvendo a educação do mercado, avalia Rodrigo Melo, co-fundador e CEO da Açaí Concept.
De acordo com o empreendedor, uma dica essencial para empreendedores que desejam desbravar novos mercados, principalmente quando o item comercializado tem características tão incomuns e é conhecido apenas em seu país de origem, é contar com uma rede de parceiros especializada.
“Há mercados com maior procura e outros com menos, mas, independentemente disso, o parceiro local é peça-chave para a nossa expansão. É ele quem nos ajuda a aumentar o número de unidades, abrindo novas lojas e replicando o trabalho que já realizamos com sucesso mundo afora”, diz.
Por se tratar de uma rede de franquias, a Açaí Concept também se apoia no interesse crescente de empreendedores ao redor do mundo para crescer em mercados inexplorados.
A estratégia tem dado certo: apenas nos próximos cinco anos, a marca pretende ampliar sua ofensiva internacional, com pelo menos mais 500 unidades em novos países como Colômbia, Bélgica, Itália, Japão, China, Austrália e Egito.
“Esses parceiros são fundamentais para estabelecer a operação no novo país, cuidar da abertura das lojas, da distribuição e da popularização do açaí na região”, afirma Melo.
Já a especialista da Apex endossa o argumento: no caso de produtos “essencialmente brasileiros”, como frutas ou alimentos que só existem aqui, há a necessidade adicional de criar o interesse e o desejo do consumidor estrangeiro.
A solução, segundo ela, é investir em comunicação e marketing com o intuito de “educar” o gosto daquele público e reforçar seus atributos positivos.
Estude o mercado pretendido
Também é necessário estudar o mercado no qual decide abrir operações ou direcionar suas exportações, reforça a ApexBrasil e Melo, da Açaí Concept.
Para auxiliar empreendedores em busca dos mercados adequados para seus produtos, a ApexBrasil desenvolveu um Mapa de Oportunidades, documento que reúne informações de mais de 45 mil oportunidades para produtos brasileiros em 175 países.
O Mapa avalia o desempenho das exportações brasileiras, identificando mercados onde determinados produtos já são comercializados, além dos principais fornecedores e valores de revenda desses itens.
Conheça as normas e regulamentações de cada país
Comercializar itens nacionais para países estrangeiros requer atenção dobrada às normas, tanto nacionais quanto internacionais.
No Brasil, empreendedores que desejam exportar devem se atentar às normas e procedimentos exigidos pela Receita Federal e pela SECEX (Secretaria de Comércio Exterior).
De acordo com Clarissa, o processo para obter as certificações necessárias é feito pelo Portal Único de Comércio Exterior (Portal Único Siscomex).
Além disso, também preciso estar atento a normas específicas de cada país em que deseja vender, sejam elas técnicas, sanitárias e ambientais, e também aos tratados internacionais em vigor.
“Também é importante ter atenção aos acordos internacionais e tratados comerciais, que podem oferecer isenções ou reduções de tarifa, desde que se comprove a origem brasileira do produto, por meio do certificado de origem”, explica a especialista.
(texto de Maria Clara Dias)