O presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, disse neste sábado (13) que precisa do apoio de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, para aprovar o projeto de anistia no Congresso Nacional.
A fala ocorre após o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) na Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação que apurou um plano de golpe de Estado após as eleições de 2022.
“Na luta que nós vamos ter, que a nossa luta para recorrer, esquece Supremo, isso já acabou. Agora temos que resolver Senado e Câmara, de aprovar a anistia, e isso, nós precisamos muito do apoio do Kassab”, disse Valdemar durante o quarto dia do “Rocas Festival – Pista Central” ao lado de Kassab.
Em seguida, o presidente do PSD e secretário estadual de Governo e Relações Institucionais de São Paulo respondeu: “A minha questão está resolvida: eu sou a favor”.
Segundo Valdemar, o PL busca manter alianças com siglas como PP e União Brasil, além de atrair o PSD e o Republicanos para garantir apoio suficiente no Senado e na Câmara.
“Se conseguirmos continuar como nos estamos construindo agora com o PP, com União Brasil, que estão fechados com a gente, Kassab, se Deus quiser vai fechar também, porque precisamos da anistia. O Republicanos tenho reunião semana vem. Se tivermos os partidos unidos, nós vamos aprovar a anistia, pode ter certeza. A anistia é importantíssimo para o Brasil. Se Deus quiser vamos conseguir a união desses partidos”, declarou.
Atualmente, várias versões do texto da anistia estão sob negociação. Os debates se concentram na abrangência do perdão. No Senado, uma proposta alternativa, menos ampla, é alvo de articulações. A oposição, no entanto, rejeita qualquer texto que não beneficie Bolsonaro.
*Publicado por João Scavacin, da CNN, sob supervisão de Douglas Porto