Uma grande frente fria que avança na América do Sul deve afetar o clima no Brasil nos próximos dias e fazer os termômetros caírem nas regiões Sul e Sudeste do país, de acordo com o levantamento da Nottus.
Esse sistema também deve originar uma nova frente que trará chuva na próxima semana.
Enquanto a frente fria se movimenta no sul do continente, neste final de semana, no Brasil, os ventos fortes devem favorecer a formação de chuva fraca entre os estados de São Paulo e Paraná.
Ainda no final de semana, a sensação de frio continuará em algumas regiões. No sábado (13), a formação de nuvens carregadas atuará entre o centro do Rio de Janeiro e o Espírito Santo. No sul do estado carioca e o leste paulistano, contará com o dia nublado e possibilidade de chuva fraca.
Já no domingo (14), o frio chegará no Sul. Haverá pancadas de chuvas com raios entre o Rio Grande do Sul e o Paraná. Ainda existe a possibilidade de chuvas no sul de São Paulo, mas o tempo chuvoso perde a força nas outras regiões do sudeste.
Apesar da massa de ar frio no país, o Centro-Oeste, Norte e Nordeste não serão afetados. A previsão é o predomínio do calor e ar seco, principalmente na região central.

Veja previsões:
Sudeste:
- Belo Horizonte (MG): mínima de 17°C e máxima de 32°C
- Rio de Janeiro (RJ): há 62% de chances de chuvas e temperaturas entre mínimas de 16°C e máximas de 25°C
- Vitória (ES): Previsão de 84 a 92% chuvas durante o dia. Final de semana terá mínima de 19°C e máxima de 22°C
- São Paulo (SP): 13°C pela manhã e até 25°C à tarde
Sul
- Em Porto Alegre (RS), o final de semana transita entre mínimas de 10° e 11°C e máxima de 23°C à 25°C.
- Florianópolis (SC): não há chances de chuvas, porém também terá mínimas de 10° e 11°C e máxima de 23°C à 25°C no final de semana.
- Curitiba (PR): sábado com mínima de 10°C e máxima de 19°C; domingo mínima de 10°C e máxima de 23°C