Uma frente fria deve avançar pela costa paulista, aumentando as chances de queda na temperatura na Grande São Paulo. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo), nesta sexta-feira (12), os termômetros devem registrar mínima de 13°C na madrugada e máxima de 20°C no período da tarde. Já na parte da noite, a previsão é de uma garoa fina, especialmente no extremo sul da capital.
No final de semana, a sensação fria continua. Na madrugada de sábado (13), deve existir uma garoa ocasional e a marcação de 13°C no termômetro. Durante a tarde, a máxima não passa de 19°C, com umidade mínima acima dos 52%.
A amplitude térmica segue baixa, reforçando a sensação de frio. O dia deve terminar com variação de nebulosidade, mas sem expectativa de chuva significativa.
Mudanças na umidade do ar
Junto com a chuva, a umidade do capital também deve mudar. Ainda nesta sexta-feira (12), os índices de umidade do ar estarão mais elevados, com os menores valores acima dos 50%. Tendo em vista que, no dia anterior, o município estava com alerta de atenção para a baixa umidade do ar.
Já no estado inteiro de São Paulo, as últimas semanas também registram um clima de tempo seco. Na última quarta-feira (10), a Defesa Civil emitiu um alerta de baixa umidade para 466 municípios paulistas.
Essas condições aumentam os índices de incêndio, somente na última quinta (11), agentes foram chamados para conter sete focos de incêndio em vegetações de diversas partes do estado.
*Sob supervisão de AR.