O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, ironizou, durante uma premiação realizada na noite desta quarta-feira (10), que o dia foi “calmo e tranquilo” na Corte.
“Agradeço a presença de todos e todas nesse dia calmo e tranquilo aqui no Supremo Tribunal Federal, para esse momento lúdico, eu diria, e de celebração”, disse Barroso.
Jornalistas foram convidados a comparecer ao STF para a entrega do 2º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário.
Barroso agradeceu a presença dos profissionais da imprensa na celebração, que ocorre enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é julgado pela Primeira Turma do Supremo, ao lado de outros sete réus na ação que apura um plano de golpe de Estado em 2022.
Paralelamente à reunião, o ministro Luiz Fux já ultrapassa nove horas de votação na sessão da Primeira Turma.
Durante o evento, Barroso reafirmou ser um “entusiasta” dos meios de comunicação e da liberdade de expressão, mesmo quando é “criticado injustamente”.
Julgamento na Primeira Turma
Os ministros da Primeira Turma do STF começaram a votar na última terça-feira (9) para definir a condenação ou absolvição de Bolsonaro e mais sete réus do núcleo considerado “crucial” no plano de golpe de Estado em 2022.
Os ministros do STF Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino votaram pela condenação dos réus ainda na terça-feira (9).
Após o voto de Fux, os próximos a se manifestarem serão os ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
*Sob supervisão de Leandro Bisa