O desenvolvimento precisa propiciar a sustentabilidade não só ambiental, mas também socioambiental e econômica, defendeu Alex Carvalho, presidente da Fiepa (Federação das Indústrias do Estado do Pará), em conversa com o CNN Talks.
Elaborado pela entidade, o manifesto COP+ é a “grande âncora do posicionamento” da federação em sustentabilidade, segundo Carvalho.
A ideia por trás da agenda é “pensar além” da Cúpula do Clima em si, falando sobre o processo de transformação da sociedade e em um senso de oportunidade para os negócios.
“Estamos em busca de soluções para a Amazônia. […] O necessário seria encarar o que entendemos como modelo de desenvolvimento sustentável […]. A jornada [COP+] proporcionou redescobrimento”, pontuou.
O “CNN Talks – Potência Verde” reuniu nesta segunda-feira (8), em São Paulo, especialistas e autoridades para debater agricultura regenerativa, bionergia e clima antes da COP30, a Cúpula do Clima da ONU, que acontecerá em novembro, em Belém, capital do Pará.
O evento marca, também, a estreia oficial da série “Rota Bioceânica”, apresentada pelo analista da CNN Brasil Caio Junqueira. O corredor bioceânico é uma alternativa ao Porto de Santos e vai integrar quatro países da América do Sul, entre eles, o Brasil.
Estimativas apontam que a rota deve reduzir em 17 dias o transporte de mercadorias que saem do Brasil para a Ásia, e em 30% o valor do frete em relação ao que se gasta para escoar os produtos pelo Oceano Atlântico, via Porto de Santos.