Autoridades e especialistas presentes no CNN Talks – Potência Verde defenderam a integração para desenvolvimento econômico sustentável, ressaltando a importância de tomar ações em conjunto com diferentes níveis de governo e os produtores.
João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, ressaltou que o Brasil é uma potência verde, tendo em mente, principalmente, a vegetação nativa.
Ele destacou que a produção e a produtividade dependem dessas áreas nativas e destacou a importância de construir uma agenda que incorpore ações de conservação envolvendo os produtores rurais, considerando essas áreas como ativos.
Secretário do MMA: Desmatamento menor é diferencial para destravar acordos
“Temos tudo para dar certo, precisamos fazer uma agenda forte que elimine o desmatamento legal e ilegal das áreas nativas”, comentou, adicionando: “Desmatamento é uma fumaça que esconde os avanços que fazemos no país”.
Jaime Verruck, secretário de Estado do Mato Grosso do Sul, exemplificou o processo de construção coletiva, entre ministério, governo local e comunidade em relação ao Pantanal, que propiciaram a tomada de decisão estratégica para o que deveria ser feito em relação ao bioma.
“Conseguimos estruturar, em agenda coletiva, para chegar em lei que pudesse pegar. Só pega se houver construção coletiva”, comentou.
Mundo tem dificuldade de entender agro do Brasil, diz secretário do MS
Em seguida, ressaltou que já foi possível gerar créditos de carbono, com iniciativas que já o estão comercializando. Verruck pontou que a produção com carbono neutro vai valorizar toda a estrutura do ativo.
Cadastro Ambiental Rural
O secretário ressaltou também que deseja a validação de 100% CAR (Cadastro Ambiental Rural) no Brasil.
Guilherme Piai, secretario de Agricultura e Abastecimento do estado de SP, por sua vez, também citou a importância do CAR, avaliando que é o cadastro é visto como um compromisso com o reflorestamento e cuidado com a terra.
“Vamos ter 200 mil até o final do ano e validar 100% até o final do governador [Tarcísio de Freitas]”, completou.
SP vai liderar transição energética no país, diz secretário de Agricultura
O secretário também defendeu o diálogo na questão climática e que sempre há espaço para melhorias, mas ressaltou o foco da atual gestão paulista no assunto.
“São Paulo vai continuar sendo uma potência agroambiental crescendo em produção e preservação”, finalizou.
O CNN Talks – Potência Verde reuniu nesta segunda-feira (8), em São Paulo, especialistas e autoridades para debater agricultura regenerativa, bionergia e clima antes da COP30, a Cúpula do Clima da ONU, que acontecerá em novembro, em Belém, capital do Pará.
O evento marca, também, a estreia oficial da série “Rota Bioceânica”, apresentada pelo analista da CNN Brasil Caio Junqueira. O corredor bioceânico é uma alternativa ao Porto de Santos e vai integrar quatro países da América do Sul, entre eles, o Brasil.
Estimativas apontam que a rota deve reduzir em 17 dias o transporte de mercadorias que saem do Brasil para a Ásia, e em 30% o valor do frete em relação ao que se gasta para escoar os produtos pelo Oceano Atlântico, via Porto de Santos.