O jornal digital Poder360 contabilizou cerca de 4,3 mil pessoas presentes na manifestação convocada pela esquerda em São Paulo neste 7 de Setembro.
Outro levantamento, feito pelo Monitor do Debate Político, com apoio de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), e pela organização More in Common, calcula 8,8 mil pessoas presentes na Praça da República.
Os cálculos do Poder360 se basearam em imagens aéreas e capturadas do chão por volta das 11h49 deste domingo, quando o ato estaria em seu ápice.
Já nas contas do Monitor, o pico da manifestação foi identificado como às 11h11. A análise também se baseou em fotos aéreas, posteriormente filtradas por uma ferramenta de inteligência artificial.
Os números do Monitor, um projeto fundado na USP e que, hoje, está sediado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), têm margem de erro de cerca de 1,1 mil presentes para mais ou para menos.
Organizada por movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda, a manifestação ocorreu na Praça da República, no centro da capital paulista, e teve como mote a defesa da soberania nacional.
* Publicado por Henrique Sales Barros