O governo federal compartilhou nas suas redes sociais, neste sábado (6), uma publicação com memes, músicas e humor sobre o feriado de 7 de setembro, dia em que celebra a Independência do Brasil.
Em um vídeo publicado também no Instagram, a conta oficial do governo Lula (PT) buscou explicar o hino brasileiro, e com imagens mescladas entre gatos, paisagens naturais do país, a bandeira brasileira, e do desfile tradicional do 7 de setembro, a equipe de comunicação convida ao final da postagem aos usuários a participarem da celebração do feriado nacional.
“Amanhã é 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil! E hoje também é uma data especial: em 6 de setembro de 1922, um século após a Proclamação da Independência, a letra do Hino Nacional Brasileiro foi oficializada”, consta a legenda da postagem.
“Sabe onde você pode ouvir esse hino completo? No 7 de setembro! A gente espera por você”, afirma uma voz comumente gerada em vídeos curtos nas redes.
Ainda durante a semana, o governo divulgou uma nova campanha publicitária estimulando a vestir a camisa amarela da Seleção Brasileira durante as celebrações do 7 de setembro.
Na peça de divulgação, a camisa “ganha vida” e comemora ter sido retirada da gaveta.
“Voltei, Brasil. Que saudade, meu povo!”, diz uma animação da blusa, que nos últimos anos ficou marcada como símbolo em manifestações bolsonaristas. A “amarelinha” se apresenta como “meio amarrotada” e com “cheiro de guardado”.
O tradicional desfile o cívico-militar acontece na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo (7). Outras celebrações também ocorrem tradicionalmente pelo país.
Na outra ponta, a direita organiza manifestações em ao menos 16 cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. Uma das pautas prioritárias previstas é a anistia aos condenados aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Há a previsão de de que governadores e parlamentares de oposição ao governo marquem presença nos atos.
As manifestações acontecem dias antes do fim do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no STF (Supremo Tribunal Federal), previsto para acabar na próxima semana.
Bolsonaro compõe o banco de réus no processo criminal que apura uma tentativa de golpe de Estado após as eleições 2022, quando saiu derrotado, e, segundo a PGR (Procuradoria-Geral da República), ligada aos ataques que teriam acontecido em 8 de janeiro.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse à CNN acreditar que os eventos previstos para o 7 de setembro devem transcorrer dentro da normalidade.
Além das manifestações da direita, atos organizados pela esquerda também estão previstos para acontecer pelo país. Em Brasília, ele ocorre na Praça Zumbi dos Palmares, com 1,4 quilômetros de distância do ato organizado pela direita.
Como mostrou a CNN, o PT já preparava uma mobilização para a data, com foco no reforço à soberania nacional.
*Publicado por Maria Clara Matos